10 Dicas para viajar melhor pelo Brasil

Viajar é muito bom, mesmo! Descansar do dia a dia, sair um pouco da rotina, deixar as preocupações do trabalho ou estudo um pouco de lado. Também podemos provar novos sabores, conhecer novos lugares, novas culturas, novas pessoas! 

Porém, assim como em outras áreas, planejamento é a palavra de ordem quando o assunto é viagem.

Seja ela nacional ou internacional, se planejar bem pode ser a diferença entre uma viagem maravilhosa e inesquecível daquela que você não gostaria de se lembrar nunca mais.

Desse modo, um bom planejamento antes de sair de férias vai lhe ajudar a se prevenir de muitos contratempos e situações desagradáveis. A seguir, selecionamos 10 dicas que vão lhe ajudar a planejar melhor suas viagens:

Dica 1: Pesquise preços, horários e datas antes de comprar passagens aéreas

Caso vá viajar de avião, faça uma ampla pesquisa de preços, horários e datas antes de comprar suas passagens aéreas.

Como os preços das passagens aéreas podem variar muito dependendo do mês e até do dia da semana, é fundamental fazer uma boa pesquisa de preços verificando os valores em datas próximas.

Há, na Internet, várias opções de ferramentas para verificar preços, horários, duração de voos, etc. A seguir, listamos apenas algumas mais populares.

Google Flights (https://www.google.com/travel/flights)

Kayak (https://www.kayak.com.br/

Decolar (https://www.decolar.com/

Dica 2: Compre suas passagens com antecedência

Sempre que possível, procure comprar suas passagens com uma certa antecedência. Esta antecedência dependerá de alguns fatores, como o destino, a época do ano, dentre outros.

Por exemplo, comprar uma passagem no início de dezembro para o Rio de Janeiro para passar o Réveillon na praia de Copacabana pode não ser uma boa ideia. Visto que há uma grande procura para este lugar nesta época do ano, os preços tendem a subir muito à medida que nos aproximamos do fim do ano. Então, neste caso, sugiro comprar com, pelo menos, três meses de antecedência.

É claro que, de vez em quando, as companhias aéreas fazem promoções “de última hora” para voos com datas próximas para completarem a lotação, porém, isso não é regra e é melhor não “pagar pra ver”.

Dica 3: Cuidado ao escolher sua hospedagem

Muitas pessoas se preocupam muito em conseguir as passagens aéreas mais baratas e não se importam com a escolha da sua hospedagem. Escolha sua hospedagem com cuidado, levando em conta não apenas o preço, mas também outros fatores, como localização, comodidade, o que ela oferece: por exemplo, verifique se o café da manhã está incluso ou não. Sempre que possível, pesquise em websites especializados as pontuações destes locais, leia os comentários de hóspedes, analise os pontos positivos e negativos indicados. 

Nunca, mas nunca mesmo, deixe de prestar atenção às datas da reserva, aos horários de check-in (entrada) e check-out (saída) e as restrições indicadas.

Apenas como sugestão, alguns websites especializados em reservas de hospedagens são indicados abaixo:

www.booking.com 

www.trivago.com.br/

www.decolar.com

www.hoteis.com/

www.airbnb.com.br

www.kayak.com.br

Dica 4: Faça um roteiro do que gostaria de fazer

Faça um roteiro básico das principais atividades que gostaria de realizar e dos principais pontos turísticos, restaurantes, praias e passeios que gostaria de visitar. Tente encaixar cada atividade ou passeio dentro do tempo que terá em sua viagem, deixando alguns momentos livres para descanso ou realizar alguma atividade não planejada.

Lembre-se ainda de que muitos locais, como alguns restaurantes, parques, etc., algumas visitas a vinícolas, cervejarias ou alguns tipos de eventos necessitam de reserva antecipada. E, em muitos casos, a reserva/compra antecipada pode significar descontos nos respectivos ingressos ou outras vantagens. 

Desse modo, você poderá aproveitar melhor o tempo disponível e possivelmente reduzir seus gastos de viagem.

Dica 5: Cuidado com as bagagens

Tenha um cuidado especial com suas bagagens despachadas ou de mão. Leve objetos pessoais, dinheiro, cartões de crédito, jóias, além de smartphones, tablets e notebooks sempre com você na bagagem de mão.

Use identificadores nas bagagens despachadas, use tags de localização e cadeados, especialmente aqueles que vêm nas próprias malas (quando possível). 

Sempre que puder, procure levar apenas bagagem de mão, além de reduzir os riscos de extravio, você ainda economiza no valor das passagens e não perde tempo para despachar e/ou recuperar suas malas após o desembarque.

Dica 6: Leve também versões digitais de seus documentos pessoais

Atualmente, é possível, além das versões físicas de seus documentos pessoais, como título eleitoral e CNH, também obter suas respectivas versões digitais. 

Por isso, sempre leve essas versões digitais em seus smartphones, desse modo, caso você, por algum motivo, fique sem seus documentos pessoais em uma viagem (devido a roubos, furtos, extravios, etc.), ainda poderá recorrer às versões digitais para evitar contratempos, aborrecimentos e facilitar sua volta para casa.

Dica 7: Sempre que possível, use os meios digitais para realizar o check-in nas companhias aéreas

Se você não gosta de filas e prefere aproveitar melhor o seu tempo antes do embarque em uma viagem aérea, você deveria, sempre que puder, realizar antecipadamente o check-in de seus voos através dos meios digitais (aplicativos ou portais das companhias aéreas na internet ).

Lembrando que é comum as companhias aéreas liberarem o check-in um ou dois dias antes do seu embarque. Por isso, fique atento e verifique o prazo informado para realizar o check-in antecipado. 

Dica 8: Verifique se seu cartão de crédito oferece entradas gratuitas em salas VIP

Atualmente, muitos cartões de crédito no mercado oferecem acessos gratuitos limitados ou ilimitados a salas VIP em diversos aeroportos do país e do mundo. 

Por isso, antes de viajar, verifique com seu banco ou com a operadora do seu cartão de crédito (Visa, Mastercard, Elo, American Express, etc.) se o seu cartão de crédito disponibiliza algum tipo de acesso gratuito a estas salas.

Se possível, use um cartão de crédito que lhe permita ficar em uma sala VIP enquanto aguarda seu embarque nos aeroportos. Isso pode lhe ajudar a economizar na alimentação durante sua viagem, mas também pode tornar sua viagem mais confortável e prazerosa.

Dica 9: Viagens às terças, quartas e sábado normalmente são mais baratas

Você já teve a impressão de que o dia da semana influencia diretamente no preço das passagens aéreas? Saiba que não é apenas uma impressão, os preços de voos estão diretamente relacionados ao dia da semana. 

Desse modo, as passagens aéreas para os domingos, segundas, quintas e sextas, costumam ser mais caras do que aquelas para voos que saem às terças, quartas e sábados. 

Isso acontece devido à procura mais alta às quintas e sextas-feiras permitindo aproveitar melhor o fim de semana. E por causa disso, os domingos e as segundas-feiras também são dias de maior demanda por passagens de volta. 

Por isso, voos às terças, quartas e sábado costumam ser mais baratos em comparação com aqueles que acontecem em outros dias da semana.

Dica 10: Cadastre-se nos programas de fidelidade das companhias aéreas

Sempre que você faz uma viagem, você pode ganhar milhas aéreas relativas aos trechos de viagem que fez. Isso é muito interessante, visto que você pode acumular essas milhas aéreas de modo a permitir trocar por outras passagens aéreas ou produtos e serviços de empresas parceiras dessas companhias aéreas.

Mas, para isso, é preciso que você tenha um cadastro (normalmente gratuito) nos programas de fidelidade dessas empresas. Abaixo, vou deixar um link para cada programa de fidelidade das três principais companhias aéreas em nosso país.

A Azul oferece o programa Azul Fidelidade (antigo Tudo Azul): https://www.voeazul.com.br/br/pt/programa-fidelidade 

O programa de fidelidade da Gol é o Smiles: https://www.smiles.com.br/home 

O Latam Pass é o programa de fidelidade da Latam: https://latampass.latam.com/pt_br/

Deixe um comentário