Nos últimos anos, temos visto um aumento muito grande no preço das passagens aéreas e das hospedagens. Por isso, se você deseja economizar em suas próximas viagens, uma das melhores formas para se conseguir isso é usando milhas aéreas.
As milhas aéreas são uma espécie de recompensa que as companhias aéreas oferecem aos seus usuários visando, em geral, garantir alguma “fidelidade” desse cliente.
Ou seja, sempre que você voa com uma determinada companhia aérea, esta lhe recompensa com uma certa quantidade de “milhas aéreas” que, quando em quantidade suficiente, permitem que você as troque por descontos em uma passagem aérea ou, até mesmo, por uma passagem inteira, pagando, em geral, apenas as taxas de embarque.
Porém, nos últimos anos, além dessa possibilidade de se conseguir milhas, surgiram outras formas de adquiri-las. Por isso, preparamos, a seguir, algumas dicas para conseguir mais milhas aéreas de modo a permitir viajar mais barato e, desse modo, viajar mais!
Diferenças entre Pontos e Milhas
De maneira geral, dizemos pontos é “recompensa” que uma instituição financeira (banco, cooperativa, corretora, operadora de cartão de crédito) lhe oferece de modo a criar alguma fidelização com esta instituição.
Por outro lado, como já dissemos, milhas aéreas é a “recompensa” que uma companhia aérea lhe dá por você escolher voar com ela.
É possível transformar seus “pontos” em “milhas”. Para isso, é preciso fazer a transferência de uma certa quantidade de pontos do programa de fidelidade da sua instituição financeira para o programa de fidelidade de uma companhia aérea.
Dica 1: Use um bom Cartão de Crédito
Primeiramente, certifique-se de que seu cartão de crédito lhe oferece pontos toda vez que você faz alguma compra com ele.
Além disso, verifique se a pontuação é relativamente boa em comparação com outros cartões de crédito disponíveis no mercado.
Em geral, os pontos do cartão de crédito são relativos ao valor da compra em reais convertido para o valor do dólar do dia dessa compra. É comum no mercado encontrarmos cartões pontuando 1, 2, 3 ou até mais pontos a cada dólar gasto.
Então, caso seu cartão de crédito não pontue ou a pontuação oferecida seja muito baixa, recomendo entrar em contato com seu gerente e solicitar um cartão melhor. Lembre-se, seus pontos podem virar milhas aéreas e quanto mais pontos, mais milhas!
Dica 2: Faça seu cadastro nos Programas de Fidelidade dos bancos
Outra dica importante é se cadastrar nos programas de fidelidade de todas as instituições financeiras nas quais possui conta ou cartão de crédito. Atualmente, praticamente todos os bancos, cooperativas de crédito, corretoras e fintechs em geral possuem ou são parceiras de algum Programa de Fidelidade. Esses programas normalmente oferecem uma certa quantidade de pontos baseado no valor da fatura mensal do seu cartão de crédito. Ou seja, assim que sua fatura é paga, um valor em pontos relativo a essa fatura é creditado em sua conta neste programa de fidelidade.
Dentre os Programas de Fidelidade mais conhecidos destacam-se a Livelo (Banco do Brasil e Bradesco https://www.livelo.com.br/ ), a Esfera (Santander https://www.esfera.com.vc/ ), Programa Pontos CAIXA (Caixa Econômica Federal (https://www.caixa.gov.br/voce/cartoes/programa-pontos/Paginas/default.aspx), Porto Plus (Porto Seguro https://www.portoplus.com.br/ ), dentre muitos outros.
Dica 3: Faça seu cadastro nos Programas de Fidelidade das companhia aéreas
Assim como se cadastrar nos programas de fidelidade das instituições financeiras é o passo inicial para começar a acumular pontos nestes programas, realizar o cadastro nos programas de fidelidade das companhias aéreas é o primeiro passo para começar a acumular milhas aéreas.
As principais companhias aéreas do Brasil possuem programas de fidelidade. O programa de fidelidade da Gol é o Smiles (https://www.smiles.com.br). O Azul Fidelidade (https://www.voeazul.com.br/br/pt/programa-fidelidade) é o programa de fidelidade da Azul, enquanto a Latam oferece o Latam Pass (https://latampass.latam.com/) como programa para acumular milhas aéreas.
Dica 4: Aproveite as promoções de transferências bonificadas
Normalmente, você pode transferir a qualquer momento seus pontos para os programas de fidelidade das companhias aéreas, transformando-os, desse modo, em milhas aéreas. Porém, essa não é a melhor forma de fazer isso.
Para otimizar os ganhos de milhas, você deveria fazer essas transferências apenas quando houver alguma promoção de transferência “bonificada”, ou seja, quando você ganha milhas a mais, como bônus, ao transferir seus pontos.
Dependendo do programa de fidelidade, pode haver bonificação de 60%, 70% ou até 100%. Isto significa que, se você transferir 100.000 pontos com uma bonificação de 100%, ao final você terá 100.000 milhas provenientes dos seus pontos e mais 100.000 milhas de bônus, totalizando 200.000 milhas aéreas.
Dica 5: Dê preferência para compras bonificadas
Atualmente, tanto os programas de fidelidade dos bancos quanto de companhias aéreas oferecem parcerias com e-commerces, como Amazon, Magazine Luiza, Casas Bahia, supermercados, lojas de calçados etc. Desse modo, é comum essas empresas oferecerem produtos cujas compras podem ser bonificadas pelos programas de fidelidade.
Funciona assim: você entra no aplicativo ou no portal web dos programas de fidelidade e dentro desses locais, acessa os links das lojas virtuais dos parceiros. Se você fizer uma compra a partir desses links, você poderá receber uma bonificação em pontos ou milhas.
Por exemplo, se você comprar um tênis custando R$400,00, através do link de um parceiro e a bonificação for de 5 pontos/milhas para cada real gasto, você poderá acumular (400 x 5) = 2000 pontos/milhas apenas com essa compra.
Considerações Finais
Usar milhas é, com certeza, uma das formas mais baratas de se viajar. E, por isso, otimiza o acúmulo dessas milhas se torna ainda mais importante.
Desse modo, você poderá gastar menos e viajar mais!