Monte Verde, na Serra da Mantiqueira, sul de Minas Gerais, é um daqueles lugares que parece que saíram de um filme!
Aconchegante, acolhedora, pacata e com clima de montanha.
Na verdade, não é uma cidade, mas um distrito do município de Camanducaia, próximo à divisa com o estado de São Paulo.
Distante 480 km de Belo Horizonte, 530 km do Rio de Janeiro e 165 Km de São Paulo e a uma altitude de 1550 metros, esse lugar está se tornando um dos principais destinos de inverno do Brasil.
Vista da Avenida Monte Verde, a rua principal do distrito
Como chegar?
Para quem vem de outras regiões do país, a maneira mais rápida é utilizar o transporte aéreo, pousando no Aeroporto de Guarulhos e, em seguida, alugar um carro, chamar um Uber ou um transfer para finalizar o percurso até Monte Verde (normalmente, esse percurso dura, em média, três horas).
É possível também ir de ônibus. Neste caso, recomendo que vá até a rodoviária do Tietê, em São Paulo, e compre uma passagem para a rodoviária de Camanducaia. Então, será preciso terminar o trajeto através de outro meio de transporte (outro ônibus, táxi, etc.)
O que fazer em Monte Verde?
Há uma grande variedade de passeios e locais para se visitar na região de Monte Verde. Um programa indispensável é um passeio a pé pela Avenida Monte Verde, rua principal do distrito, visitando lojinhas, chocolaterias e cafés. Além de uma parada obrigatória em alguns de seus diversos restaurantes e choperias.
Como opções de passeios, podemos citar a trilha da Pedra Redonda, City tour pelos principais locais da região, passeio de Quadriciclo, Mega Tirolesa e uma visita à Escola de Falcoaria.
Trilha da Pedra Redonda
Um dos passeios mais conhecidos de Monte Verde é, com certeza, a Trilha da Pedra Redonda. O percurso todo tem 926 metros e dura cerca de uma hora e meia a duas horas (ida e volta). Normalmente, é necessário um agendamento antecipado. Você pode fazer a trilha sem um guia, Há várias empresas que oferecem este passeio, incluindo transfer (de e para o hotel), guia turístico para acompanhar durante toda a trilha, etc.
Vista da Serra da Mantiqueira no cume da Pedra Redonda
City Tour
Outro passeio que vale a pena ser feito é o City Tour. Há várias agências de turismo em Monte Verde que fazem este tipo de passeio. Ele inclui também visitas a fábricas de chocolate, destilaria, fábrica de sabonetes e diversos locais para experimentar e comprar os produtos típicos da Serra da Mantiqueira, como doces, queijos e cachaças.
Visitar uma Fábrica de Chocolate é item obrigatório em Monte Verde
Destilaria Monte Verde
Outros passeios
Para os mais radicais, há ainda várias outras opções, destacando-se a Mega Tirolesa na Fazenda Radical. Na verdade, são duas tirolesas de 500 metros cada uma a mais de 70 metros de altura. Todo o percurso dura, em média, 30 minutos.
Outra forma de conhecer a região é fazendo o passeio de quadriciclo com duração de cerca de 1 hora e custa em torno de 150 Reais para duas pessoas. Há várias agências de turismo que realizam este passeio e normalmente você encontra o pessoal responsável pelos quadriciclo ao longo da avenida principal.
Caso queira um contato mais próximo com a natureza, vá à Escola de Falcoaria. Neste local, o visitante aprende um pouco mais sobre a vida das aves de rapina. É um bom local para aumentar o seu conhecimento sobre a preservação dos falcões, gaviões e corujas, bem como a importância desses animais para o equilíbrio ambiental. Também é necessário um agendamento prévio.
Onde se hospedar
Apesar de pequeno, Monte Verde possui uma grande quantidade de hotéis e pousadas para literalmente todos os gostos e bolsos. Caso não venha de carro, recomendo se hospedar em algum dos hotéis ou pousadas que ficam na avenida Monte Verde (principal avenida do distrito) ou próximos a ela.
Além disso, no centrinho do distrito, especialmente na avenida Monte Verde, há excelentes opções de restaurantes, com boa comida e bebida. Muitos com show ao vivo. Há opções para todos os bolsos e gostos.